Correio Popular Notícia





RONDÔNIA
Programa visa alavancar a cafeicultura em municípios

Data da notícia: 05/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130605-121.jpg[/IMG](Da Redação) Com a intenção de alavancar a produção cafeeira no estado de Rondônia, foi lançado o Programa de Revitalização da Cafeicultura. A reunião realizou-se no município de Ouro Preto do Oeste, no último mês e contou com a presença de deputados, secretários e outras autoridades públicas, além de empresários desse setor. O município de Porto Velho esteve representado pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), Licério Corrêa.
De acordo com Corrêa, o município de Porto Velho tem uma produção anual de 900 mil sacas de café, que gera a receita de aproximadamente, 30 milhões de reais em ICMS. Com a nova variedade de café produzido com as pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), essa produção poderá ser aumentada muitas vezes. Trata-se do Café Conilon BRS Ouro Preto, que pode elevar a produção por hectare. Atualmente, a produção é de doze sacas por hectare, com o BRS Ouro Preto há o potencial de atingir até 80 sacas. ?A quantidade é muito expressiva. Nem pensamos ainda em atingir todo esse potencial, mas se pudermos elevar a produção para 40 sacas, inicialmente, cremos que daremos um salto grandioso,? afirma Licério.

PROJETO - A implantação desse projeto será, inicialmente, em duas propriedades, uma em Rio Pardo e outra em União Bandeirante. Depois, outras serão implantadas na região da Ponta do Abunã. Essas Unidades Demonstrativas, ou Unidades de Referência, conforme as denomina a Embrapa, os produtores de seu entorno passarão, gradativamente, a receberem também as ações desse programa, de forma que rapidamente, umas cem propriedades, mais ou menos, passarão a produzir o mesmo tipo de café. Dessa forma, espera-se que esse café clonado ajude o município de Porto Velho a se tornar um grande produtor.

CAFÉ - O Café Conilon BRS Ouro Preto é certificado pela Embrapa e é fruto do trabalho de técnicos rondonienses vinculados a essa instituição, que por meio de pesquisas, desenvolveram grãos perfeitamente adaptados às condições naturais da Região Norte do Brasil. Os produtores desse tipo de café receberão, além da cooperação da Semagric e da Embrapa para seu cultivo, também incentivos fiscais por parte do Governo Estadual e do Município. A Assembleia Legislativa de Rondônia também participa do projeto destinando, inicialmente, dois milhões de reais para as primeiras ações. Com informações de Renato Menghi/Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1352 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.